quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Da sinceridade

Verdades e suas manias de aparecerem sem precisarem de convite. As vezes atingem nossa consciência tão rápido que não tem como se preparar.
Algumas delas rasgam o peito. Outras aliviam o peso que se carrega nele.
Algumas aparecem como uma confirmação da sua intuição. Outras te pegam tão de surpresa que parecem um tiro.
Já ouvi verdades que me empolgaram, que me deixaram eufórica. Já ouvi outras tantas que me desanimaram, tiraram meu chão.
A verdade em si não pertence a nós, humanos. Porque quer queira, quer não, creio que não somos preparados pra transparência do mundo real, onde se observarmos, não existe meio termo. O meio termo, a dúvida, estão na nossa cabeça. A veracidade e os fatos estão sempre ali, em maior ou menor grau, alterando nossa interpretação dos fatos a todo instante.
Das certezas que eu conquistei uma delas é a que mais se confirma conforme o tempo passa: quanto maior a surpresa que causa, maior a veracidade do que se sente.