quarta-feira, 2 de maio de 2012

O TEATRO MÁGICO - De Raros, pra Segundos e agora, Sociedade



"De ontem em diante serei o que sou no instante agora
Onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa
Sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada
são coisas distintas
Separadas pelo canto de um galo velho"



A galera da, (como posso dizer?), Velha Guarda do Teatro Mágico, não consegue deixar de ler essas frases  sem a entonação e drama que tais versos exigem. Já os Fãs de Fraldas, por assim dizer, apenas são capazes de deduzir que é um dos poemas de Anitelli.


Tô aqui pra tirar tudo o que me engasga, o que me entristece e o que me alegra nesse mundo de quem conheceu O Teatro Mágico e o acompanha até os dias de hoje.


Meu primeiro show da trupe foi no shopping Center Norte, em 2005, com meia dúzia de artistas, sem cenário, efeito especial nem nada. Ali, naquele mini palco, estava apenas Talento, mais de um! mas menos de 10! Caracterizados de palhaços, com seus instrumentos e sua voz. E era isso, talento, fantasia e som, que foi a forma de conexão que O Teatro Mágico conseguiu comigo.
Havia o que? umas 40, 50 pessoas, NO MAXIMO naquele espaço da livraria Saraiva, sentadas no chão, algumas vestidas de pequenos Pierrots, outras com suas roupas casuais e outras que, como eu, vestiam-se de ansiedade.






Eu já tinha ouvido música ou outra do grupo e foi paixão ao primeiro som. Depois daquele dia, houve o que chamo de libertação. Libertação, verdade. Ver que tinha gente ali que também achava que a realidade era muito mais do que os olhos viam. Isso porque "os olhos são cegos, só se vê bem com o coração". Quando começamos a ver com o coração, o cinza do concreto ganha cores, os prédios altíssimos, ganham formas novas, tão curvos que se transformam em pontes. As buzinas, o apito do metrô e as conversas em paralelo ganham ritmo, o barulho vira som.
E foi lá que eu vi que tinha gente que estava mudando vidas e pontos de vista com uma maquiagem na cara e um violão na mão.
Naquela época o Anitelli ainda tinha cabelo comprido e uma maquiagem que parecia ser feita com guache, baton e delineador!






O Fãns de Fralda que me perdoem, mas eles nunca saberão o que foi conhecer As Claves da Gaveta junto com as músicas do Entrada para Raros, fuçar na internet músicas que não havia no cd! Nunca saberão como é ouvir Sobra Tanta Falta ao vivo. Não saberão como se canta Zaluzejo inteira, nem sabem quem é Dona Jô! Com sorte, saberão, no máximo, cantar "O tudo é uma coisa só". Não sabem como é os olhos se encherem de brilho quando se viu, pela primeira vez, o Segundo Ato com caixinha e encarte: "QUE CHIIIIIQUE!". Eu dancei forró no palco enquanto tocava Abaçaiado, mesmo sem saber dançar! A Velha Guarda procurou as mensagens subliminares na música e no encarte do Segundo Ato, pulou no Camarada d'água, arranjou caixinha usada de cd pra pôr o Entrada para Raros e fez uma capa de encarte com canetinha e lápis de cor. Aproveitou quando os shows ainda tinham espaço pra se dançar, se encantou com Vigília e gritou junto: "CADÊ A PORRA DA ESTRELA QUE ESTAVA ALI?!... Há, é uma estrela cadente!"






Aaaah novos fãs... eu sinto muito por vocês. O Teatro Mágico ainda é fantástico, mas eu sinto em dizer que vocês perderam a melhor parte. A parte em que eles tinham que se ligar com o público através da música, do circo e do teatro. Épocas que não era sempre em que se ia num show com uma infraestrutura legal e mal se tinha lugar pra pendurar a Lira pros malabares aéreos. Tinha vez que eu via o show na chuva, outras via num sol de derreter cimento. Mas eles faziam a tal conexão muito bem. Como se fossem Sonhadores, como nós. Pessoas que queriam mostrar que a fantasia vive em paralelo da realidade e está presente em cada esquina do nosso trajeto, é só querer enxergar. Hoje, eu me entristeço em dizer que isso não é mais tão presente... a magia ainda existe, mas o encanto se perdeu.






É amigos... tudo isso aí em cima foi escrito pra dizer como o meu encanto se quebrou. TM ainda é meu grupo de ARTE, não só de música, preferido. Mas muita coisa mudou. Não existe mais aquela intimidade Artista-Platéia. Aquele lance de sentir que havia uma amizade entre o chão que eu tava e o chão do palco, não tem mais. 






Lembra a conexão? Não sinto mais isso nos shows... Sei lá, acho que ficou muita gente pra conectar, a banda larga ainda não deve ser de 10 mega!






Os shows se comercializaram, com R$80,00 pagamos o preço justo para um show que encanta os olhos com os figurinos, novos sons, cenários e efeitos, mas não encantam mais a alma como os R$10,00 + um kg de alimento não perecível de antigamente. Impressionam, mas não cativam. Enfim, eu fico estupendamente feliz pelo sucesso da trupe, pelos clipes na mtv, pelos trechos na globo, pelas matérias nas revistas, que antes eram apenas artigos!
Fico feliz por MÚSICA BOA E DE QUALIDADE poder chegar, enfim, à criançada que só conhecia Michael Teló, Restart, Justin Bieber... NADA CONTRA, mas sabe como é né... MÚSICA BOA E DE QUALIDADE!


Eu sou uma daquelas que idolatra o Entrada para Raros e tem um cd gravado com Bailarina Soldado de Chumbo, Folia no Meu Quarto, Durma Medo Meu, Perto de Você e Soprano gravado só com o violão e voz, antes de virarem claves da gaveta. Eu amo o Segundo Ato e gosto do Sociedade do Espetáculo.  Mas a cada cd, a magia da música se perde um pouco pra mim... As músicas se encheram de críticas e tomaram o lugar da fantasia em forma de som... Triste isso. Eu ainda amo a música, a trupe e os shows, mas era muito melhor quando era algo mais intimista e descontraído, sem gente te amassando e bebendo cerveja do teu lado.


Eu já fui em aproximadamente 19 shows dO Teatro e por ter sido um baque no meu gosto musical, eu sempre espero que o melhor venha deles... ultimamente não tenho amado mais que 4 ou 5  músicas do cd, não gosto de clipe nenhum, acho tudo meio vazio e comercial. Feito pra mídia e não para os fãns. Anitelli está cada vez mais sério, as meninas parecem ter medo que o rosto delas não fiquem bonitos quando sorriem, os clipes parecem sempre escuros pra mim... mas acho que isso tudo se deve a sempre esperar demais do grupo. Crio expectativas cada vez maiores e não aceito o fato de estarem mudando.


Eu ainda amo O Teatro Mágico, mas tenho que admitir que não preciso mais deles pra me levarem pro meu mundo mágico.


Enfim, é isso aí, obrigada O Teatro Mágico, POR TUDO, por me acordarem de novo pro mundo que é mais divertido do que o que os outros veêm, Sucesso pra vocês!












Obrigadíssimo pela atenção ;D