domingo, 7 de outubro de 2012

Jujubas!

Hoje eu ouvi de um grande amigo a seguinte frase: "Estou aprendendo a me dar o direito de ficar triste".
Isso não foi uma resposta a minha pergunta: "Está tudo bem? Seus olhinhos estão diferentes..."
Foi um conselho. Por que esse amigo é uma pessoa muito especial. Daquelas que contamina os ambientes com a sua alegria, desperta sorrisos e vontade de viver mais intensamente a cada minuto. No momento em que essa pessoa me disse essa frase, eu lembrei que ela, tão linda e maravilhosa como é, também tem suas fraquezas. E essa foi a deixa pras engrenagens da minha cabeça começarem a trabalhar...
"Permitir sentir tristeza as vezes.". Complicado. Mas se você segura e evita isso, se a reprime com a felicidade falsa e sorrisos forçados, você acaba sendo mais infeliz do que se simplesmente deixasse o sentimento chegar.
Isso porque você, quando faz isso, se obriga a lidar sozinho com a tristeza. Isso sim é triste.
O problema é que, mesmo optando por deixar isso só pra gente, ainda assim, somos capazes de deixar para depois. Aí vira miseravelmente triste.
Sentimento serve pra ser compartilhado, reconhecido e aproveitado. Cada um de sua maneira.
Sabe, antes de começar a viver, a gente vem recheado de sentimentos, sentimentos bons, todos eles!
Aí a gente começa a jornada da vida e vemos que existem sentimentos mais complicados, mais desafiadores e que dão mais trabalho. Aí a gente os chama de sentimentos ruins. Mas não são ruins. Nenhum deles. E é injusto da nossa parte julga-los dessa maneira quando somos NÓS que falhamos ao senti-lo.
Começamos a fingir que não temos isso ou aquilo dentro de nós. E ansiamos por ser aquele que desperta sorrisos, apoia a colore a vida dos outros. Nos especializamos nisso, descobrimos nossos melhores pontos capazes de tornar o dia dos que amamos mais feliz!
Mas esquecemos de fortalecer também aquela parte que reprimimos. Viramos metade de um lindo inteiro, que a partir daí, só fica meio lindo. A gente isola o que nos faz completos, o que nos dá um equilíbrio bonito. A gente precisa aprender a sentir. Sentir tudo o que vier! PERMITIR-SE! E aprender a lidar com todos eles, porque eles nos mostram o ser fantástico que somos!
"Preciso aprender a me dar o direito de ficar triste.". Só assim, vou aprender a sentir e SER, por inteiro. Pra assim sim, conseguir ser feliz o tempo todo, aceitando e sabendo lidar com quem eu sou :)