segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Diário

Tô indo pra segunda noite de insônia braba.
Motivos? Listei pelo menos 9.
9 com suas devidas ramificações.
Não ter como organizar os pensamentos é o maior intensificador dessas longas noites.
Não tá tudo péssimo.
Mas não tem nada ótimo. E isso é péssimo.

Quando vejo o sol nascendo pelas frestas da janela, a angústia toma conta dos pensamentos.
Se uma pessoa não tem controle do próprio sono, é porque já perdeu o controle da vida há algum tempo.

"É quebrante!", disse um amigo meu.
Não duvido.
Obviamente não por olho gordo, suponho.
Mas esse negócio de não pedir perdão pesa demais.
Essa ansiedade atordoa.
Faz perecer que perdemos as pálpebras e é por isso que não fechamos mais os olhos pra dormir.
É quebrante sim. Eu me quebrando aqui e ali e deixando pra lá, talvez.

Fazem exatas 42 horas que não durmo.
A desorganização dessas linhas provavelmente refletem minha confusão ante a insônia.
Cês já passaram por isso?

- Devia ter me chamado.
Ouvi isso quando disse que passei a noite em claro.
Parece tão simples, não? Tão fácil.
E devia ser.
Tá bem.
Hoje chamei!
Mas logo depois dos primeiros diálogos trocados, PUFF. Conversa morta e enterrada.
Claro, não culpo ninguém pela minha falta de sono.
Durma bem!

- Sufocante.
Ela acabou de dizer.
Olha só. Encaixou como uma luva.
Obrigada, M.

Como eu ia dizendo...
O que eu estava dizendo?
Nem sei mais se disse ou só pensei.
O fato é que de tanto pensar, a gente acha que disse.
Por vezes, acha que ouviu.
E aí a bagunça está feita.
Realidade e imaginação misturadas no meu peito.
E no meio disso, sabe-se lá o porquê do aperto.

O fato é que toda noite de insônia dói.
Seja ela pelo cansaço físico,
Seja ela pelo cansaço emocional/psicológico.

A insônia guarda nossos pensamentos e verdades mais secretas.
Aquelas que nos fazem refém da própria consciência.
Seria castigo pela preocupação exacerbada? Ou então pela ansiedade descontrolada?
Não é castigo. É consequência.

À quem chegou até aqui,
VÁ DORMIR!
São quase duas e jájá é Segunda!
E a quem sorriu,
Eu sei bem. Essa ordem é privilégio de quem já dormiu.

Que as razões pelas quais o sono te fugiu tenham piedade agora.
Que o descanso chegue e que amanhã melhore.

Bons sonhos.