segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Extremos de sorrisos e tristeza

A faixa de equilíbrio entre o pessimismo realismo e o otimismo tem sido cada vez menos habitada. 
Isso porque existem pessoas que com seus olhos baixos enxergam apenas as sombras no chão ao invés de levantarem suas cabeças e verem um sol maravilhoso lá no alto. Enquanto outras estão cegas por não pararem de olhar pra ele.
 Mas também há um terceiro tipo de gente que não se enquadra em nenhum dos dois perfis. A galera do "sim com a cabeça". Por quê? Olhe para cima. Agora pra baixo. Pra cima de novo. Pra baixo. Certo, você acaba de fazer movimentos "positivos" com a cabeça. E é a melhor metáfora pras pessoas que se encontram nessa categoria. Oscilações entre os extremos, de forma intensa e desajustada.
Eu me encontro ai, prazer. 
 Gente que uma hora está com dor de cabeça, fome, frio e sono tudo junto. Desculpas básicas pra não ter que dizer "eu tô entediada/irritada/não quero ouvir tua voz". Uma forma de pedir pra que o mundo não interaja com elas, sem ser mal educado. Mas também, quando dá na telha, cega os olhos tacando purpurina e glitter e vê o mundo brilhando em cada canto.

Certo. Agora, por que é tão difícil manter a serenidade, encontrar aquela razão de forma indagadora, que não julga? Por que é tão difícil questionar-se sem revoltar-se? Onde está a falha quando decide-se aceitar as coisas bonitas do mundo e aproveitá-las a todo custo? E porque sofremos tanto, nos importamos tanto e não somos maiores pra conseguirmos mudar as coisas?
Boa pergunta. 
Se eu soubesse, não vacilaria entre o otimismo fanático e o pessimismo descontrolado. 
Mas ouso dizer que não temos coragem de dar a cara a tapa. 
Poucos são aqueles que não se iludem achando que basta o que possuem pra serem felizes ou aqueles que veem todas as injustiças e erraticidades desse nosso mundão e não se torturam de frustração. 
Felizes de verdade são aqueles pertencem a pequeníssima porcentagem daqueles que estão no equilíbrio entre o pessimismo e o otimismo. 
Estes são aqueles que reconhecem que o mundo pode melhorar, mas que ainda assim existem milhões de recursos pra amarmos a vida. 
Felizes aqueles que em sua plenitude de ser conseguem ver onde precisa ser feita a mudança e começam POR ELES MESMOS. 
Felizes aqueles que enxergam belezas e detalhes e tentam reproduzir-las em tudo o que fazem.
 Felizes aqueles que estendem a mão ao próximo antes de levantarem faixas e gritarem seus direitos. (Não que passeatas, marchas e manifestações estão erradas, não me entendam mal! Mas de que adianta cartazes na mão e falta de amor no coração? Reivindicações egoístas visando APENAS o próprio bem enquanto há alguém ao seu lado clamando por uma ajuda que você facilmente conseguiria fornecer?). Alcance os grandes, grite e exija mudanças, mas lembre-se que os pequeninos são mais necessitados e precisam mais de você. Ajudando-os você transforma histórias e influencia positivamente o futuro)

Pois bem, concluí que: 
Existe o pessimista revoltado: que enxerga como tudo está uma porcaria e que sai por aí exigindo mudanças.
EX: "Ah é? Meu irmão ganhou DOIS presentes dos padrinhos dele? Mas vai ser AGORA que eu descubro porque meus pais deram os padrinhos mais legais pra ele"

O pessimista passivo: Aquele que reconhece os problemas e as injustiças do mundo e acha que é pequeno demais pra fazer a diferença. Então nem tenta.
EX: "Quiabo? Mas sério? Quiabo me dá dor de barriga... talvez se eu misturar assim no arroz, diminua o efeito..."

Existe o otimista ingenuo: Que acha que tudo é lindo. Fim.
EX: "Lálálálálá, crianças da áfrica? Quê? Não tô te ouvindoooooo!!!! "

E por fim, o otimista confiante: que tem até pena dos outros que não seguem sua linha de felicidade, crentes que a sua, é a ÚNICA linha de felicidade...
EX: Ah... Você é petista? Bom, pelo menos você tem saúde né?

Por fim, comecemos com o pensamento dos nossos lindos amigos equilibrados:
EX: Nossa padrinho, valeu pelo presente, mas eu duvido que você faça mais uma coisa por mim: Usa tua influencia no PT e manda esses quiabos lá pra África, por favor?

SEJAMOS EQUILIBRADOS AMIGOS!
Pra enfim sermos plenamente felizes!!

(E assim que conseguirem, me ajudem aqui porque pra mim tá complicado!)

****

Lembrando que o concurso continua e que o placar está assim:

Marina: 5
Bruno: 4 
Ana Aranha: 4 
Joao: 1 
Nath -q: 1




Abração!